quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Experiências a realizar pelos Pequenos Einsteins _ Ano letivo 2014_2015

Um novo ano letivo começou.....
E os Pequenos Einsteins têm muito trabalho pela frente
Eis algumas das experiências que vão realizar:


Densidade dos líquidos
Material:
Proveta
Produtos químicos:
Água
Groselha
Azeite
Álcool etílico
Procedimento:
1. Deita a água na proveta e adiciona-lhe groselha de maneira, a que esta fique ligeiramente corada de vermelho.
(A adição de groselha é feita para tornar mais fácil a visualização das fases)
2. De seguida, cuidadosamente, deita o azeite na superfície da água corada. (Podes fazer a adição com a ajuda de uma vareta)
3. Depois, adiciona o álcool etílico. (Podes usar o mesmo procedimento que seguiste para o azeite)
4. Podes verificar que o álcool fica no topo. Depois do álcool vem o azeite e a água corada.
O porquê?
Existem líquidos que flutuam em outros líquidos! Quando existem derrames de petróleo no mar, praticamente todos nós já observamos o petróleo derramado a flutuar na superfície da água salgada do mar. Entretanto, de experimentar adicionar mel podemos observar a água a flutuar nesse fluido. Tratando-se do líquido mais denso de que todos os analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel. Por sua vez, o azeite flutua na água, sendo mais leve do que esta. O azeite não flutua no álcool sendo, portanto, mais leve do que este. Em relação ao álcool etílico, este é o líquido que apresenta menor densidade dos analisados.
Recolhendo um volume igual para cada um dos líquidos analisados, o volume recolhido de líquido mais denso seria o que apresentava maior quantidade de matéria (massa), sendo por isso o mais pesado.

 Densidade dos sólidos

Material:
Proveta
Pedaço de borracha
Pedaço de palito
Pedaço de rolha
Plástico
Produtos químicos:
Água
Azeite
Groselha
Mel
Álcool Etílico

Procedimento:
1. Utiliza o copo com os líquidos da experiência: densidade dos líquidos.
2. Deitar os sólidos, um de cada vez, no copo.
3. Podes verificar que a madeira e a rolha ficam à superfície do álcool. O plástico coloca-se na superfície do azeite, e o pedaço de borracha fica na superfície do mel. ( Experimenta adicionar primeiro a rolha, de seguida, o plástico, o palito e a borracha)
O porquê?
Existem sólidos menos densos do que certos líquidos? Todos os sólidos lembram uma fase compacta, onde o arranjo das moléculas é bem definido e ordenado. Tendo em conta este aspeto é surpreendente que existam sólidos menos densos do que certos líquidos. Se não fosse assim as caravelas não flutuariam nos oceanos, e consequentemente, Vasco da Gama não chegaria à Índia. Nesta experiência, a madeira e a cortiça flutuam no álcool etílico, enquanto o plástico flutua no azeite. Por sua vez, a borracha flutua na superfície do mel. Cada objeto afunda-se até ao nível do líquido que tem maior densidade do que a sua. O objeto irá flutuar na superfície desse líquido. Os resultados desta experiência são prova de que a densidade do plástico está compreendida entre a do álcool e a do azeite. A madeira e a rolha são menos densas do que todos os líquidos utilizados. A borracha é mais densa do que o álcool, azeite e água. A densidade da borracha está compreendida entre a densidade da água e a do mel. Para finalizar deixo duas questões interessantes "Uma uva irá flutuar em que líquido?" "A casca da laranja flutua em que superfície? Experimenta!

Utilização do microscópio e observação da película da cebola

Película de cebola observada ao microscópio



O pão é um grande alimento!!

Pesquisa de amido e papel das enzimas
1. Colocar um pouco de pão numa caixa de Petri e adicionar 2 gotas de soluto lugol ou de água iodada. Observar o surgimento de uma cor azulada.
2. Repetir a experiência com um pouco de pão previamente mastigado e observar a diferença.
Pesquisa de proteínas
1. Deitar duas gotas de ácido nítrico no pão e observar a formação de uma cor amarelo canário.
Pesquisa de gorduras
1. Esmagar um pouco de pão sobre uma folha de papel de filtro e retirar o pão.
2. Secar com um secador de cabelo.
3. Observar a mancha de gordura à contraluz.
Em alternativa experimentar o indicador Sudão III.
Pesquisa de água
1. Aquecer um pouco de miolo de pão num tubo de ensaio e adicionar-lhe um pouco de sulfato de cobre anidro. Observar a mudança de cor para azul.



Pilha de limões
Objetivo: Demonstrar que os limões podem funcionar como uma pilha.
Material:
4 Limões.
4 Placas de cobre.
4 Placas de zinco.
1 LED
5 Fios elétricos com crocodilos nas extremidades.
Procedimento Experimental:
1- Insere uma placa de cobre e uma de zinco verticalmente em cada limão à distância de 2 cm um do outro.
2- Liga um fio elétrico à placa de zinco e outro à placa de cobre.
3- Associa os vários limões em série, ou seja, deves ligar a placa de cobre de um dos limões à placa de zinco de outro limão e assim sucessivamente, de forma, a que os fios elétricos que estabelecem os contactos com o LED estejam ligados a placas metálicas diferentes (ver Fig. 1).
Fig.1

4- Liga o fio que vem da placa de cobre (terminal positivo)                     

da “pilha” ao terminal positivo do LED, e liga o fio que vem da placa de zinco (terminal negativo) da “pilha” ao terminal negativo do LED (ver Fig. 1).
Nota: O terminal negativo do LED é o que fica do lado em que a base redonda, de plástico, tem um corte reto (ver fig. 2).
Fig.2
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Porquê?
O limão contém, no seu interior, sumo com propriedades químicas ácidas.
Introduzindo no seu corpo, um objeto em cobre e outro em zinco, a uma pequena distância um do outro, iremos provocar uma reação química, da qual resultará a produção de eletricidade.



Modelo do ciclo da água



1 comentário:

  1. Já começaram a trabalhar, com os olhinhos bem abertos e cheios de curiosidade e admiração pelo que vão descobrindo! Pelo menos durante alguns minutos são verdadeiros cientistas!

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